As redes sociais vêm crescendo consideravelmente no Brasil, o que antes era só Orkut, hoje tem o Twitter que se tornou uma febre entre os brasileiros, o Facebook já sucesso nos Estados Unidos, tem alcançado um grande aumento de popularidade e é considerado por muitos profissionais da área que será a maior rede social no país. Existem inúmeras mídias sociais cada uma com suas características e públicos, Linkedin, MySpace, YouTube, Flickr…
Muitas empresas perceberam a importância de marcar presença dentro destas redes. Diante desta nova forma de comunicação e interação, as corporações que as utilizam de forma produtivas conseguem uma grande vantagem no seu mercado de trabalho.
A comunicação, divulgação de produtos, serviços e imagem da empresa não são mais realizada apenas pela própria. Hoje existem milhares ou milhões de pessoas que falam da empresa, o cliente tem posição ativa para produzir conteúdo, opinar, participar e divulgar, estes não querem somente receber informações, mas também dar a sua contribuição sobre os produtos, serviços e empresas.
Infográfico – Qual é o perfil dos brasileiros nas Redes Sociais
Deixar de participar das reses sociais, não quer dizer que os clientes vão deixar de falar da empresa. A corporação que não faz parte desta ferramenta de negócios (redes sociais) deixam de falar com milhões de consumidores e perdem a oportunidade de reverter o sentimento negativo do cliente perante a empresa em uma imagem positiva.
Fugir das críticas ou não querer conhecê-las, faz esta empresa ter um futuro fadado ao fracasso.
Segundo Luís Fuzaro, especialista em tecnologia de informação, afirma que é pertinente ao pequeno empreendedor investir nesse tipo de tecnologia porque essas redes permitem expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e fornecedores e redução de custos, sem falar no uso possível para campanhas de marketing.