Aproveitando a onda da web 2.0, muitas empresas desenvolveram seu o blog corporativo para ser mais um canal de relacionamento com os clientes.
A boa utilização desta ferramenta, favorece criar um vínculo maior com o público alvo, conhecer as necessidades do cliente, corrigir falhas e melhorar serviços e produtos ou até desenvolver novos produtos e serviços.
Dicas para um blog corporativo de sucesso.
Defina o objetivo. Qual é o motivo de criar o blog? Quem será o seu público? Interno, externo ou ambos? Com essas respostas você conseguirá definir que tipo de informação será colocado no blog.
Conteúdo relevante. O conteúdo do blog não deve ser apenas para falar da empresa, divulgar seus serviços, produtos. É importante criar conteúdo sobre o mercado que trabalha, tendências, cases, clientes, parceiros e dicas.
É muito mais fácil conseguir fidelizar usuários com posts que possuem informações sobre o ambiente em que atua e que possa utilizá-las para agregar valor em suas atividades.
Utilize conteúdos diversos: imagens, vídeos, slides, flash.
Interação. Permita que o conteúdo gerado pela empresa possa ser enriquecido pelos usuários do blog através de comentários, avaliação, personalização e e-mail.
Lembre-se que comentários positivos e também negativos são informações valiosas.
Aceite críticas. Nem tudo são mil maravilhas e nem todos pensam que nem você. Comentários negativos (não grosseiros) devem ser respeitados, não exclua do seu blog.
Aproveite o comentário para conhecer melhor a opinião do usuário sobre o assunto, através do comentário negativo você pode criar um fluxo de discussão, que poderá aumentar a audiência do seu blog e principalmente entender onde e o que sua empresa pode melhorar.
Gerencie esta situação para reverter o quadro de frustração do cliente em imagem positiva da empresa. Normalmente usuários de blogs que deixam comentários negativos também deixam mensagens positivas.
Deixar os comentários negativos no seu blog e responde-los, demonstra transparência nas atividades da empresa e interesse em resolver os problemas.
A opinião do cliente é importante para melhorar seus serviços e produtos.
Atualização Constante. Antes de colocar o blog no ar, defina quem são as pessoas que irão escrever no blog. Existirá uma equipe de autores do blog? Cada setor da empresa terá um responsável para criar conteúdo? Defina o fluxo de envio de conteúdo.
Não deixe seu blog com notícias antigas, crie uma periodicidade de novos posts, assim o cliente saberá que sempre que entrar em seu blog terá novidades.
Para ajudar na atualização do conteúdo, convide parceiros e clientes a escreverem no blog.
Incentivo interno. Incentive a todos os funcionários da empresa a escreverem no blog. Mostre que a empresa valoriza quem cria conteúdo para o blog.
O blog é uma extensão da empresa, quem escreve ajuda a empresa a criar vínculo com os clientes e realizar negócios. Em boletins interno ou intranet divulgue o nome dos colaboradores que contribuem com o conteúdo do blog ou crie uma política de brindes para os blogueiros da empresa.
Divulgação. Permita que os posts do seu blog sejam compartilhados em redes sociais tanto pela equipe do blog quanto pelos usuários.
Utilize o blog para ser uma ponte para usuário conhecer o site oficial da empresa e as redes sociais que faz parte e vice-versa.
Divulgue o blog internamente.
Interaja com blogs que fazem parte do seu mercado.
Desenvolva o blog pensando na otimização para os mecanismos de buscas.
Design. Crie uma identidade visual, customize o layout do seu site para ser único e ter referência com a empresa física ou com o mercado em que atua.
Evite utilizar temas padrões, para não correr o risco de seu blog ser muito parecido com um blog que tenha conteúdo impróprio (pornô, anti-ético, racistas…).
Feedback – Sempre responda aos seu clientes, tanto nos e-mails quanto nos comentários.
Como eu faço para blog corporativo interno?